Profª Érica Sarmiento realiza lançamento de livros durante o colóquio internacional

A Conferência do Encerramento realizada no dia 5 de Novembro, foi ministrada pela Profª Drª Érica Sarmiento cuja temática “Mulheres e migrações forçadas na América Latina. Trajetórias dos corpos femininos, violências e resistências no século XXI” trouxe reflexões profundas sobre o tempo presente. Nesta mesma ocasião a professora Érica, lançou suas obras: “Migrações forçadas, resistências e perspectivas: América Central, México e Estados Unidos (2016-2020)” e “Entre os trópicos e o Rio da Prata: estudos comparados de imigração galega no Rio de Janeiro e em Buenos Aires”.

II Colóquio Internacional imigrantes, exilados e refugiados: trajetórias de vida e marcas de um legado. Brasil, séculos XIX ao XXI

O evento ocorreu entre os dias 03 e 04 de novembro de 2022, por iniciativa do LEER-USP com a participação do Laboratório de Estudos de Imigração- LABIMI-UERJ, na Universidade de São Paulo. A importância do evento reside na possibilidade de se discutir questões ligadas as Migrações, proporcionando um profícuo debate de modo a ampliar as percepções sobre a temática.

LABIMI marca presença no II Colóquio Internacional realizado pela LEER na USP

Nos dias 3, 4 e 11 de Novembro de 2022, a USP sediou o evento que tinha como tema "Imigrantes, exilados e refugiados - trajetórias de vida e marcas de um legado". O LABIMI esteve muito bem representado na mesa sobre “Migrações históricas e forçadas na América Latina: memórias, identidades e resistências”, a partir da brilhante condução da Profª Drª Érica Sarmiento (coordenadora do LABIMI-UERJ), cujas mestrandas pertencentes ao PPGH-UERJ e também ao Laboratório, apresentaram suas pesquisas em curso, são elas na foto, da esquerda para direita: Natália da Paz Lage, a Pós-Doutoranda FAPERJ/LABIMI, Juliana Foguel Castelo Branco, Bianca Dias, Renata Gomes e Maria Inês Pereira Schettino.

A professora Marly Vianna fala da sua experiência de ministrar um curso de extensão na UERJ

No último dia 25 de Outubro de 2022, a profª drª Marly Vianna deu a última aula do curso de extensão “O Estado Novo e o pensamento autoritário no Brasil” e assim que o curso foi finalizado, deu seu testemunho sobre a experiência: "O curso que foi promovido pelo Laboratório de Estudos de Imigração, LABIMI, avalio que foi, para mim, uma excelente experiência e penso que a realização desses cursos abre novos horizontes para os alunos, em especial no campo da multidisciplinaridade. A experiência de dar aulas na UERJ foi extremamente gratificante, não só pela qualidade de ensino da Universidade como pelo encontro/reencontro com vários professores conhecidos e amigos. Em especial ressalto a qualidade do trabalho do LABIMI, da mais alta qualificação, de sua dirigente e colaboradores. Destaco aqui a importância da idealizadora do curso, profª drª Érica Sarmiento, responsável pelo Laboratório, que me fez o convite para ministrar as aulas e a atuação de Celso Louzada, bolsista do LABIMI, Técnico com Nível Superior (FAPERJ), que foi o responsável pela organização e acompanhamento do curso, facilitando em tudo a sua realização. Não menos importante na realização do curso foi a reunião de alunos de diversas áreas e de diferentes idades e experiências profissionais, vindos de diferentes cursos e universidades, de graduandos a doutorandos. Para mim foi excelente e proveitosa a experiência."

A Situação do Haiti e a Importância da Luta Anti-imperalista nas Américas

No dia 25 de Agosto de 2022, o professor convidado David Shaw, deu uma palestra e falou sobre a sua experiência no evento em questão: "Foi uma honra compartilhar com os alunos e professores do Departamento de História da UERJ. Aprofundamos a nossa compreensão da luta anti-imperialista no Haiti. Estabelecemos o fato de que o Haiti nunca foi pobre; o Haiti tem sido explorado desde que os primeiros traficantes e senhores de escravizados sequestraram os africanos e os escravizaram na Ilha de Ayiti, a palavra taino para a terra de muitas montanhas. Hoje o Haiti continua a resistir ao controle dos EUA sobre seus assuntos internos. Organizações de estudantes e jovens haitianos apreciaram o trabalho que fizemos."

O Mini curso "A turbulenta Europa Oriental: Os casos da Ucrânia e da Polônia"

O minicurso "A turbulenta Europa Oriental: Os casos da Ucrânia e da Polônia" ministrado pela Prof.ª Dr.ª Monika Sawicka (Universidade Jaguelônica/Faculdade de Estudos Internacionais e Políticos - Cracóvia/Polônia), organizado pelo LABIMI, foi realizado nos dias 02 e 04 de agosto de 2022, na UERJ. O curso foi a primeira atividade de caráter híbrido realizada pelo LABIMI, no qual os ouvintes tiveram a opção de participar presencialmente, pelo Google Meet ou acompanhar a transmissão em tempo real pelo canal do Laboratório no Youtube.

IV Seminário da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM/UERJ-ACNUR)

No dia 28 de junho de 2022 foi realizado, no auditório 91, o IV Seminário da Cátedra Sergio Vieira de Mello (CSVM/UERJ-ACNUR), em comemoração ao “Dia do Refugiado” (20/06), organizado pelo LABIMI e pela CSVM/UERJ-ACNUR. O evento foi iniciado com a mesa redonda “A implementação dos projetos de lei para o refúgio na ALERJ”, com a participação de Deputada Estadual Dani Monteiro (PSOL/RJ), Larissa Getirana (Coordenadora do Setor de proteção da Cáritas/RJ), Benvindo Manima Agente de Proteção do Centro de Proteção a Refugiados e Imigrantes Internacionais/CEPREMI), Lucas Teixeira Reis Barbosa (Assessor Externo em atuação no Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da DPRJ). Nesta mesa foram discutidos as Leis e o Projeto de Lei, articulados a partir de ações do LABIMI e da CSVM/UERJ-ACNUR junto ao gabinete da parlamentar Dani Monteiro, que garantem aos imigrantes e refugiados uma maior inserção social e profissional. O evento contou, ainda, com a apresentação dos projetos de pesquisa de grupos que integram a CSVM/UERJ-ACNUR e o LABIMI, vinculados ao Departamento de Epidemiologia do Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro (IMSHC/UERJ), GrPesq (Faculdade de Educação/UERJ), Instituto de Letras (IL/UERJ), Laboratório Trabalho, Inclusão Social e Sustentabilidade - Movimento dos Grupos Sociais (LaTIS/Instituto de Psicologia/UERJ), Núcleo de Estudos sobre Povos Indígenas, Interculturalidade e Educação (NEPPIE/FEBF-UERJ), Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (PPGPS/UERJ), além de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e do Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica Universidade Federal do Rio de Janeiro. A conferência de encerramento “Ouro negro, lixo branco: petróleo, comida e deslocamento forçado no Oriente Médio contemporâneo” foi feita pelo Prof. Dr. Murilo Sebe Bon Meihy do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS/UFRJ).

Curso de Extensão: Estado Novo e o Pensamento Autoritário no Brasil

A Prof.ª Dr.ª Marly Vianna, aposentada da Universidade Federal de São Carlos (UFScar) e docente convidada do LABIMI/UERJ, iniciou no dia 06/07/2022, o curso de extensão Estado Novo e o Pensamento Autoritário no Brasil, cujas aulas são quinzenais e irão até até novembro deste ano. O curso aborda as principais questões que perpassaram o Estado Novo, como a propaganda política, o anticomunismo, o movimento operário, entre outros aspectos fundamentais para a compreensão do período.

I Seminário Discente LABIMI 2022

Nos dias 3, 4 e 5 de maio de 2022 foi realizado o “I Seminário Discente do LABIMI”, organizado pela Prof.ª Dr.ª Érica Sarmiento e por orientandos de graduação e pós-graduação, vinculados ao LABIMI e ao Programa de Pós-Graduação em História da UERJ (PPGHIS/UERJ).
O evento teve como intuito a apresentação das pesquisas desenvolvidas pelos discentes, além de incentivar o debate entre eles e os professores convidados. Assim, foram organizadas três mesas: “Migrações Históricas”, “O Mundo Atlântico e suas Questões” e “Migrações Contemporâneas e Refúgio”. A palestra "A Responsabilidade pelo Apátrida - cultura e política pós-45", proferida pela Prof.ª Drª Renata Schitino (Universidade Federal Fluminense - UFF), encerrou o seminário, que contou com transmissão simultânea pelo google meet e pelo canal do LABIMI no Youtube do Labimi.

Aprovação de leis com a participação da Uerj traz esperança de mais acolhimento a refugiados no Rio

As instituições de ensino superior do Rio de Janeiro poderão destinar vagas ociosas nos cursos de graduação e pós-graduação aos refugiados que moram no estado. A autorização está prevista na Lei 9.668/22, sancionada na última sexta-feira (6) pelo governador Cláudio Castro. Outra norma aprovada recentemente, a Lei 9.597/22, determina a elaboração de um relatório estatístico sobre as pessoas nessas condições. Ambas são fruto de trabalho conjunto de deputados estaduais com o Laboratório de Estudos de Imigração (Labimi) e a Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). As articulações reforçam a política da Universidade de romper muros e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e acolhedora. A partir dessas leis, será possível conhecer com mais precisão a comunidade fluminense de refugiados, implementar ações que melhorem as suas condições de vida e oferecer acolhimento efetivo por parte do estado.

Lançamento do livro Migrações forçadas, resistências e perspectivas

De autoria da Prof.ª Érica Sarmiento, o livro “Migrações forçadas, resistências e perspectivas”, foi lançado no auditório da Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGH/UERJ), no dia 24/04/2022. A pesquisa problematiza as lacunas existentes sobre a América Central na historiografia, tendo como premissa os deslocamentos humanos no chamado Triângulo Norte, formado por Guatemala, El Salvador e Honduras, em direção ao México e aos Estados Unidos da América. O trabalho revela uma escrita militante, que identificou e denunciou, a partir do exame acurado de um conjunto diversificado de fontes, o agravamento da situação desses imigrantes em 2020; o momento mais crítico da pandemia provocada pelo SARS COV 2. Ancorada no tempo presente, mas sem deixar de olhar o passado colonial, a autora mostra que os limites territoriais foram traçados pela ação colonizadora e por intervenções políticas, ignorando os laços culturais históricos e familiares que unem pessoas localizadas em lados opostos das fronteiras, a exemplo de guatemalenses e mexicanos. Sarmiento nos coloca diante de sujeitos perseguidos por suas convicções políticas, identidade de gênero, orientação sexual, espoliados de suas terras e de direitos básicos, que vivenciam a face periférica do neoliberalismo, em países sem projeção econômica e política no cenário mundial. Os “corpos descartáveis”, termo cunhado pela autora, vivem à margem de políticas públicas no local de origem, durante os deslocamentos e no país de destino, submetidos a uma necropolítica que seleciona, separa e descarta pessoas. Sarmiento nos faz ver nesses imigrantes os rostos de indígenas, pobres, negros, mulheres e crianças latino-americanas e a resistência expressa no ato de imigrar. As caravanas que atravessam milhares de quilômetros; as travessias feitas em embarcações precárias, desvelam os graves problemas sociais enfrentados pelos imigrantes, não importando em qual lado da fronteira estejam. Seguindo o traçado de uma epistemologia do sul, Érica Sarmiento nos convida a refletir sobre as questões latino-americanas, tendo como objeto o fenômeno migratório, em uma perspectiva decolonial, assinalando a perspectiva de uma nova organização socioeconômica e política na região, pautada em nossa própria experiência histórica.

Lançamento de livro sobre Imigração de Portugueses e Galegos no Rio de Janeiro

As duas coordenadoras do LABIMI, Lená Medeiros de Menezes e Érica Sarmiento, realizaram o lançamento do livro da Editora Ayran em conjunto de forma presencial no auditório do PPGH com boa presença e respeitando sempre os protocolos de Covid.

Refugiados poderão ter reserva de vagas em Universidades

Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio podem ser autorizadas a destinar parte das vagas ociosas dos cursos de graduação e pós-graduação a refugiados que morem no estado. É o que propõe o Projeto de Lei 5.254/21, de autoria dos deputados Dani Monteiro (PSol) e Waldeck Carneiro (PSB), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quarta-feira (06/04), em segunda discussão.

FONTE: Alerj (https://www.alerj.rj.gov.br/Visualizar/Noticia/52931?AspxAutoDetectCookieSupport=1)